quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

ENERCAN fala sobre Projetos Sociais para 2017

Nesta tarde de segunda-feira (13/02), foi realizada uma reunião, na antiga sede da UNOESC, em Campos Novos, para tratar sobre os projetos sociais apoiados pela ENERCAN em 2017 junto ao Instituto Humaniza.

A representante da ENERCAN, Alexsandra Antoniazzi, disse estarem retomando os projetos com idosos e na área educação. Além de Alexsandra, se fizeram presentes a imprensa local, Magna Barp (Instituto HUMANIZA), Rafael Fachin (Lapidando Talentos), Giovani Primieri (Celeiro da Poesia) e Ana Carla Wolf (COMAD).

II SEMANA MAIS CULTURA, MAIS PREVENÇÃO

O projeto “II Semana Mais Cultura, Mais Prevenção” tem como objetivo despertar o gosto dos adolescentes pela cultura, encontrando nela motivação para a vida e mecanismos de inserção social e, assim, prevenir o uso das drogas.

Diversas ações serão oferecidas para que os adolescentes com as mais diversas habilidades artísticas e culturais possam expressar sua arte e sentirem incluídos no meio em que vivem ao mesmo tempo em que previne o uso das drogas e entorpecentes.

As ações são teatro, palestras, além do II Femac, que contará com novos quadros como a amostra de danças, será realizado nos dias 30 de junho e 1 e 2 de julho, no salão Paroquial. O Femac é um concurso de composição musical e de calouros. O evento realizado pelo COMAD com apoio da ENERCAN se repetirá esse ano ainda mais renovado, mantendo a mesma forma de inscrições do ano passado.

Os resultados esperados são a mobilização de 600 alunos, 300 pais e 150 professores na produção e aproveitamento de produtos culturais.

V Celeiro da Poesia
O projeto V Celeiro da Poesia tem como objetivo a preservação do patrimônio imaterial do gaúcho, voltado aos estudos da arte declamatória e poética regional com o intuito de fomentar a formação e aperfeiçoamento artístico e performático de declamadores, poetas, músicos, amadrinhadores e todos aqueles que se emocionam com a cultura gaúcha.

O evento é direcionado para estudiosos, declamadores, músicos, poetas amadores e profissionais, intérpretes, atores, e público leigo, sendo uma ferramenta de inserção social e de aproveitamento da cultura produzida.

A organização para as atividades do projeto está sendo desenvolvida gradualmente e contará com o suporte do site www.celeirodapoesia.com.br, que ainda vai ser lançado no dia 24/02. O evento deve acontecer no mês de agosto.

Lapidando Talentos II
O projeto que já está em seu 2° ano de realização, conta com 80 alunos separados nas áreas de percussão, acordeom (gaita, sanfona) e Violino. A partir das aulas do Lapidando Talentos foi formada uma orquestra Sanfoclássica. O projeto recebe o apoio da ENERCAN e é realizado pelo Instituto Humaniza.
SABE O LIXO? VIROU ARTE!

O projeto “Sabe o lixo? Virou arte!” Tem como objetivo despertar o gosto pela música instrumental e pelo teatro nas crianças, associando-os a práticas de sustentabilidade através de oficinas com o Grupo Patubatê.

Entre as atividades do projeto com o Patubatê está à oficina de música instrumental com a construção de instrumentos a partir de material reciclado e a oficina de teatro com a construção de cenários e figurinos também com material reciclado.

O projeto será para alunos da rede pública de ensino. Ao final, haverá apresentações de teatro e de música instrumental com premiação, de acordo com o júri.

O projeto “Sabe o Lixo? Virou Arte” oportunizará o contato com a arte e a cultura a cerca de 1000 crianças de escolas públicas.


A CULTURA DA SUSTENTABILIDADE II

Outro projeto que a ENERCAN viabilizou com o Instituto Humaniza é “A Cultura da Sustentabilidade II”, que visa a valorização da arte como ferramenta de mudança cultural e tem como objetivo geral disseminar duas ideias: a primeira é que na arte e na cultura encontram-se formas eficientes de sensibilizar para a urgência da questão ambiental, fomentando a adoção de comportamentos ambientalmente corretos para promover a melhoria do meio ambiente e com isso preservar a vida. E a segunda ideia é que o grande desenvolvimento cultural que o país vive hoje só terá sustentabilidade em um ambiente preservado.

Através do projeto será realizado Teatro fórum para educadores, lideranças e monitores culturais de municípios do entorno da UHE Campos Novos, além de palestras e esquetes improvisadas para o público. Também haverá a reedição do livro Planeta Energia, obra com muitas atividades e jogos para serem distribuídos e trabalhados nas escolas.

Foto: Rafael Padilha

Foto: ENERCAN



Nenhum comentário:

Postar um comentário