terça-feira, 11 de julho de 2017

AUTUAÇÃO DE CARNE SEM PROCEDÊNCIA

A Vigilância Sanitária do município de Campos Novos por meio de denúncia recebida localizou e realizou a autuação de um infrator realizando comércio via internet de suínos abatidos e manipulados de forma clandestina.

Não foram localizadas as carnes do abate, mas o infrator confirmou que realmente estava realizando esta comercialização, responderá por infração sanitária possuindo 15 dias para apresentação de defesa antes de análise processual para imposição de penalidade.

A realização de abate de animais para comércio só pode ser realizada por estabelecimento regularizado junto ao Serviço de Inspeção Municipal, CIDASC ou MAPA. Ressaltamos que a criação, abate e manipulação de carne de suínos sem atendimento das normas sanitárias vigentes pode resultar na transmissão de doenças aos consumidores que ingerirem este alimento, tais como teníase, cisticercose, traquinelose, salmonelose, campilobacteriose e toxoplasmose.

Além de doenças transmitidas devido ao contato direto com estes animais quando criados sem o devido cuidado, como: brucelose, tuberculose, leptospirose, erisipela suína e infecção por Streptococcus suis. Desta forma, é de extrema importância que as pessoas comprem carnes originárias somente de abatedouros regularizados, caso contrário estarão colocando em risco sua própria saúde e de sua família.


Nenhum comentário:

Postar um comentário