terça-feira, 15 de agosto de 2017

Paróquia de Catanduvas apresenta projeto de reforma da Igreja Matriz


Do sonho á realidade, esse é o slogan da Campanha que tem como objetivo a reforma e reestruturação da Igreja Matriz de Catanduvas. Construída em 1975, a Paróquia de São Sebastião é um projeto original dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus. A linha arquitetônica das igrejas desse grupo religioso seguiam as características utilizadas em na matriz, que preserva traços inspirados na própria figura do Sagrado Coração de Jesus.
O jardim será reformulado para abrigar grande quantidade de pessoas em seu pátio externo, onde será instalado um altar central para a execução de missas ao ar livre. O estacionamento frontal será retirado dando lugar a novos espaços de jardim, que serão nivelados com a entrada da igreja, além de dois novos estacionamentos, com acessos exclusivos para quem frequenta os eventos na paróquia.
Será instalado um santuário para São Cristóvão e São Sebastião, onde a placa que hoje existe na esquina da igreja, será relocada e transferida para dentro do santuário. O mesmo receberá uma imagem em tamanho real do padroeiro, São Sebastião.
Outra modificação é que a secretária paroquial receberá nova sede, ficando ao lado da igreja. Ela também irá contar com uma livraria juntamente com a loja da igreja, que também funcionará nos horários de missa.
A torre do sino também será reformulada, ganhando mais imponência e fazendo uma ligação visual com o crucifixo central da igreja.
Considerando essas raízes arquitetônicas da igreja, o projeto foi elaborado com algumas premissas:
  • A fachada será modificada, com a inserção de elementos arquitetônicos;
  • As colunas pontiagudas inseridas na fachada representam os 12 apóstolos de Jesus Cristo;
  • Os arcos presentes na fachada da igreja representam os três votos dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus: Pobreza, Castidade e Obediência. Os mesmos arcos ainda representam os braços de Deus acolhendo o povo e os trazendo para dentro a igreja.
  • Os elementos em curva que envolve o crucifixo central representam as mãos do povo durante a oração.
Do sonho á realidade
Conforme Raul Pancera, diretor do Conselho de administração da Paróquia, a reforma vem sendo analisada pelo Conselho há algum tempo. Ele destacou que o projeto é inovador, e que a Igreja apesar de ter sua estrutura física preservada precisa desta reestruturação, dando mais suporte e recursos para a comunidade católica. Raul ressaltou ainda, que neste primeiro momento somente a parte externa foi apresentada, porém, a obra total contemplará também a parte interna que será apresentada em outro momento.
“Vamos iniciar e executar a obra em etapas, mesmo porque, a Paróquia não dispõe de recursos para uma obra deste porte, vamos precisar da colaboração da comunidade, e para que isso aconteça, começa na semana que vem uma Campanha para arrecadação de fundos para a reforma”, informou.
Ao aceitar contribuir, o doador escolhe o valor ou cor do carnê, o valor poderá ser pago a vista ou em 12 parcelas mensais. O diferencial da campanha é que os doadores receberão combinações numéricas com cinco algarismos e estarão habilitados a sorteio de prêmios em dinheiro pela loteria federal em duas datas: 24 de fevereiro e 25 de agosto de 2018.
Conforme Valmor Ressmini, pároco da Igreja de Catanduvas, a reforma e reestruturação vêm sendo pensada há cerca de 11 anos. “Percebi ao chegar aqui, há 15 anos, a fé dos catanduvenses e o engajamento da comunidade nas ações religiosas. O projeto é de toda comunidade que está muito feliz com a possibilidade de concretização desse sonho”, concluiu. A obra tem previsão de inicio para o mês de outubro de 2017.
Projeto de Criação
O Projeto audacioso foi desenvolvido por: MT – 12 Projeto e Execução, composto pelos arquitetos e urbanistas Fernanda Almeida Bairros e Marcello Ferreira de Andrades.
Fonte: Catanduvas Oline



Nenhum comentário:

Postar um comentário